Notícias

01/06/2020 - Notícias Nova Central
Em assembleia da Feserv-MG, sindicatos deliberam filiação à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil
por Hely Aires

 



Debate online apresentou avanços da Federação e discutiu próximos passos na representação dos sindicatos


A diretoria da Feserv-MG realizou na tarde de ontem (29/05) sua primeira assembleia com os sindicatos filiados. Superando os entraves da pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus), que restringe o contato social, a diretoria  promoveu o encontro de forma on line, na plataforma digital Zoom. Dos 18 sindicatos filiados, 15 estiveram presentes no debate. No encontro, foram apresentados os avanços  da  Feserv/MG desde a sua fundação em dezembro de 2019, foi deliberado o fortalecimento da representação no sistema sindical com a filiação à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB e discutido a união para reivindicar melhores condições  de trabalho aos servidores municipais nesta situação de pandemia do Covid-19.

 Após a leitura do edital de convocação da assembleia,  o debate foi aberto pelo presidente da Feserv/MG, Hely Aires, que agradeceu a confiança depositada pelos  sindicatos filiados desde a fundação da Feserv/MG em 05 de dezembro de 2019 e  destacou que o trabalho da diretoria tem sido contínuo no sentido de trabalhar em prol dos sindicatos parceiros. Foram chamados para compor a mesa da assembleia juntamente com o presidente Hely Aires:  a diretora financeira, Luciana Santos; o secretário geral, Marco Antônio; o presidente da CSPB, João Domingues; e o secretário da CSPB, Lineu Mazano.   

Na sequência, a palavra foi passada para o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB, João Domingues, que ressaltou a satisfação de participar de momento tão importante para o sindicalismo mineiro. "É um prazer enorme , participar dessa primeira assembleia da Feserv/MG. Esse é um momento muito almejado de ter o Hely a frente de uma Federação, com sua imagem e semelhança. Uma pessoa séria, vocacionada ao sindicalismo e disposta a quebrar barreiras como essas, neste momento de um novo sindicalismo", disse.  O representante  frisou que uma nova ordem mundial está se construindo e esse novo mundo necessitará  justamente de pessoas  com a disposição de ir além, vencendo dificuldade, elogiando a iniciativa da assembleia on line  e se colocou à disposição da Federação e de todos os sindicatos presentes.

Benefícios

Durante a assembleia foi apresentado a carteira de benefícios da Confederação  disponível à Feserv-MG e sindicatos, ou seja, o Programa Nacional de Benefícios ao Servidor - Pronaserv.  No programa, que é um plataforma 100% digital , os trabalhadores poderão ser beneficiados  com serviços na área da saúde, educação, auxílios e seguros, recuperação de crédito,  clube de descontos, etc.

Também foi apresentados aos sindicatos, a plataforma de serviços da empresa Consolidar pelo representante, Alex Tadeu. A empresa trabalha, exclusivamente, com entidades de classe, oferecendo gestão de planos de saúde, cartão de compras, possibilitando o desconto em folha em parceria dos sindicatos com as prefeituras.   

Regularização

Na sequência do debate, a diretoria da Feserv-MG apresentou a regularização da instituição com o registro oficial junto à Receita Federal,  com a emissão do CNPJ, e também dos registros cartoriais. O presidente Hely Aires falou também dos avanços conquistados na comunicação da Federação com a inauguração do site, da página no facebook e anunciou que a partir de segunda-feira (01/06) estará disponível a todos os sindicatos a utilização da plataforma digital Zoom, que foi assinada por um ano pela Federação, possibilitando que os dirigentes sindicais retomem a realização de  assembleias e reuniões de diretoria de forma on line, superando os entraves de isolamento social da pandemia do Covid-19.  Frisou ainda que a Federação passará todas as informações jurídicas para que as assembleias tenham a mesma validade das presenciais. "Nós fizemos um plano de trabalho, vamos estar anunciando na próxima segunda-feira (01/06), em matéria específica,  a liberação da plataforma  digital Zoom para nossas entidades  realizarem suas assembleias, suas reuniões de diretoria. Inclusive na assembleia de hoje, quatro sindicatos que já agendaram conosco essa utilização", disse.

Filiação

Ponto importante da pauta da assembleia foi a deliberação a respeito da filiação à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, que foi colocada em votação, e a maioria dos sindicatos foram favoráveis. "A  assembleia aprovou a filiação  à Confederação dos Servidores  Públicos do Brasil, de forma que nós completamos o ciclo do sistema sindical: sindicato, federação, confederação e claro com a participação da Nova Central; entidade a qual  nós temos o maior carinho, o maior respeito", destacou Hely.

Esclarecimentos

No final da votação, foi aberta a fala a todos os representantes dos sindicatos presentes, que puderam esclarecer dúvidas, receber orientações e compartilhar dificuldades  que estão enfrentando principalmente nesta situação de pandemia, que falta equipamentos de Proteção(EPIS) aos servidores, as administrações  não pagam o direito à  insalubridade, o atraso em pagamentos e uma série de dificuldades, que necessita da união e apoio para que o trabalhador  público municipal tenha seu direito resguardado. "Nós tivemos no final da assembleia uma grande troca de experiência do que está acontecendo em razão da crise sanitária  do combate ao COvid-19 e a Federação estará ajudando esses sindicatos a fiscalizar, cobrar, exigir, tudo isso que está acontecendo em relação a esse momento", garantiu o presidente.

Avaliação

O presidente Hely Aires destacou que  a primeira assembleia teve saldo muito positivo  pela grande participação dos sindicatos filiados e também pelo conteúdo muito produtivo que foi compartilhado. " O conteúdo que aprendemos com os nossos companheiros  foi um grande aprendizado para a valorização das entidades sindicais, que nós estamos trazendo para filiação, para dentro da casa da Feserv - MG. O que nós vamos fazer de melhor além de anunciar a  filiação de alguns sindicatos nos próximos dias é uma grande valorização desses sindicatos, que estão precisando desse amparo legal. Em nome de toda diretoria da Feserv-Minas o meu agradecimento, carinho e respeito a todos, que participaram conosco desta primeira assembleia que, sem dúvida, foi um sucesso e marca positivamente um grande caminho na defesa dos servidores públicos municipais do nosso Estado", finalizou. 

 

Jornalista Flávia Brandão

Eventos

Agenda